sexta-feira, 31 de julho de 2009

Um dia diferente

Não posso dizer que hoje foi um dia normal. Tive a oportunidade de conhecer um lugar abençoado. Um lugar onde o amor ao próximo vive em cada ambiente. Como jornalista tenho a possibilidade que outros não tem de conhecer lugares e viver coisas boas e ruins. A cada passo que dava dentro do lugar, cada objeto que olhei pude entender melhor porque fui lá. Não por mim, pude entender que de alguma maneira estava pronto para ajudar alguém. O que mais me impressionou foi a vontade que vi nos olhos dessas pessoas em ajudar e desenvolver maneiras de recuperar aqueles que não estão trilhando um futuro de vitórias. Para demostrar isso essa imagem a baixo, uma família simples que sempre está pronta para ajudar uns aos outros quando necessário.



Como ajudar?Como desenvolver maneiras de ajudar?O amor vive nas pequenas coisas. Os ensinamentos estão em toda parte. Então viver e ajudar deve sempre fazer parte de nossos dias. A profissão me ajudou e tenho certeza que vai continuar ajudando aqueles que fazem o trabalho especial que vi e pude constatar que são puros e fazem aquilo de coração. Então precisamos viver e lembrar de em alguns momentos ajudar aqueles que precisam bem mais do que nós. Então olhe para o lado e ajude alguém.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Descansar é preciso...

Sim todos vivemos na correria, a cada dia que passa somos consumidos por tarefas e mais tarefas. O nosso trabalho é sem dúvida a principal dificuldade. Lidamos com pessoas diferentes, vivemos a maior parte do tempo com essas pessoas e isso é que nos faz seguir. Temos que lidar com todos e saber entender que cada um tem o seu modo de agir e trabalhar. Parece fácil, mas não é. Como conviver com todas essas adversidades? Na TV onde trabalho, para quem não sabe ainda, TV Feevale, não é diferente. Muitas pessoas, mas de 20 colaboradores e milhões de pensamentos.

Na rua todos os dias atrás da melhor imagem. Como conviver com todos?Os colegas, os entrevistados, todas as pessoas, que não são poucas, todo dia e toda hora. Pois é, nessa minha lida de campo aprendo muito, discuto muito, falo muito. Afinal somos comunicadores, entender e divulgar é o nosso trabalho. A alguns dias atrás, juízes, que não andam na rua como a gente disseram: "Qualquer um pode ser jornalista". Eu tenho certeza que não, somos preparados, no mínimo quatro anos dentro da universidade para "saber comunicar". Então só quem vive sabe o que temos e o que precisamos fazer para estar prontos. Todos os dias recebemos pautas diferentes e executamos.
Há quem diga que nosso trabalho é fácil, quando nos enxergam de câmera e microfone em punho acham que é brincadeira de criança. Preciso dizer que não, é um trabalho como outro qualquer e exige o máximo de nós. Por isso caros leitores, precisamos descansar para retornar e desempenhar a função com maestria.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Jornalismo Televisivo

Pois é, vivemos em um momento inovador da televisão e não sabemos ainda o que vai acontecer. Onde vamos chegar com o digital? São muitas as perguntas sem respostas. Resolvi escrever um pouco sobre minha profissão. A TV me fascina, ela é muito importante, vive nos meus pensamentos diariamente. Como buscar excelência em momentos de transição? Estou disposto a achá-los. O jornalismo televisivo está vivendo isso. Quando saio a rua para gravar uma reportagem me pergunto, como vai ser? Vou conseguir mostrar o que realmente é?


Sempre buscar a melhor imagem, já diziam os primeiros operadores de câmera, como estar pronto para o inesperado? O dia a dia mostra que precisamos estar. Assim quero destacar uma imagem só para deixá-los com o pensamento aflorado. Esse era o veículo utilizado por Vicente Fonseca para sair em reportagem no final da década de 70.
Na época TV Tuiuti, hoje RBS TV Pelotas, rua 15 de Novembro, pertinho do café Aquario. Muitos vão saber do que estou falando. Então será que a TV está mudando? Será que o fazer televisão está mudando?Essas perguntas têm repostas certas e deixo a imagem falar por si só. Quero ver o que nos espera, só sei que muita coisa mudou e que o jornalismo televisivo está em constante aprimoramento. Quero sim é continuar fazendo parte dessa história. Valeu...

Buscar o novo

Nei Bernardes é fotógrafo e professor, consegue consilhar as duas coisas. Uma rotina intensa de trabalho diário. Vive, respira e age para que tudo corra bem nas suas atividades diárias. A suas múltiplas atividades lhe rendem frutos, frutos esses que são indispensáveis para quem trabalha e quer resultados. A alguns anos atrás começou junto de sua esposa Beth um empreendimento no ramo de cobertura de eventos sociais.


Com muita garra superou vários desafios e hoje tem uma empresa que dipensacomentários. Como colaborador, esse blogueiro aqui sabe o que está falando. Beth Esquinatti fotografia é o que se pode chamar de uma empresa familiar. Ontem tive o prazer de conviver com a equipe durante todo o dia. Pude constatar o envolvimento que todos tem para realizar um bom trabalho e assim entregar para o cliente um produto inovador. Vi ainda que sempre estão buscando as novidades e as melhores formas de deixar os clientes felizes.
Cheguei em Rolante perto do almoço. Almocei com o casal Bernardes e seu filho, que dispensa comentários,uma criança sorridente e muito linda. Ah!Para registrar a empresa fica no mesmo prédio que a casa deles, claro que muito bem dividido. A organização de cada ambiente me chamou a atenção. As salas são arrumadas e mantém um padrão para receber os clientes de maneira que sintam-se em casa. O amor pela profissão vive ali em cada detalhe, como já diz no site deles a missão é buscar a felicidade de cada um dos seus clientes. Eu e o Nei conversamos muito, trocamos experiências e frustrações, mas no final aprendemos um pouco um com o outro. "A vida é assim, estamos aprendendo sempre com os nossos erros". Essa frase é do Nei ontem a tarde enquanto tomávamos chimarrão em sua sala. Claro que em meio a uma dezena de coisas que ele tem que fazer ao mesmo tempo. Olha foi um dia feio, chuvoso, mas que trouxe muito aprendizado para mim e que ao mesmo tempo sei que lá sou bem vindo e que todos da equipe Beth Esquinatti estão ali porque tem capacidade para executar as funções que foram contratados para fazer.

Sorte e vida longa, é o que desejo ao Nei e em nome dele a todos que colaboram para o sucesso de Beth Esquinatti Fotografia. Ah!!Se quiserem saber mais...www.beth.fot.br
Até a próxima.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Começar...


Estou iniciando uma nova abordagem de minha profissão, todos os dias estarei escrevendo sobre os acontecimentos, entrevistas, reportagens. Tudo que envolva e que mostre o papel do profissional da imagem televisiva. Estarei buscando com os colegas as suas vivências e experiências.
Será um caminho para discutir e desenvolver novas linhas de conhecimento com relação ao veículo televisão.