segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A repórter de futuro

Sabe quando olhamos alguém atuando como repórter de TV pela primeira vez e pensamos: essa tem futuro. Como perceber isso? Depois de 20 anos de profissão eu aprendi a descobrir isso nas pessoas. Ela é jornalismo na veia. Essa menina moça é especial, meiga, inteligente e muito comunicativa. Pré requisito básico para uma jornalista. A Vandinha para os mais chegados, Daiane Pires é o nome dela.


fotos: Diego Soares


Como descrever? Como destacar o trabalho dela? Então, está sempre dando o máximo. O repórter tem que viver a pauta como se fosse sua família, seu filho, ela faz isso. Viram onde estavamos e olha a seriedade dela na hora de gravar o boletim. Um lugar que é mórbito mas ela ali firme para narrar o texto que acabara de escrever.


Somos amigos sim. Já fizemos muitas pautinhas juntos, pra ela o começo da profissão para mim, nem tanto. O amor é que deve prevalecer na sua vida profissional. Ela sim sabe do que estou falando. O que quero é vê-la lá no lugar mais alto que o jornalismo possa dar a ela.

Parabéns Vandinha, parabéns e segue assim buscando a ética e trazendo a informação com o máximo de transparência. Te adoro.

Olha, esse lugar da medo...
Mas temos que fazer a pauta né...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A minha filha

Seguir, seguir e seguir. Essa é missão de todos nós aqui na terra. Passamos por aqui muito depressa e deixamos saudades. Por isso nossa prole é o que resta no final. Tenho uma filha adolecente, quase 14 anos. A Anelise é uma menina formidável. Busca excelência em tudo que faz.

Não posso reclamar de nada. Estudiosa, inteligente e maravilhosa. A foto já diz tudo. Ela faz parte de minha vida em todos os momentos. Penso nela sempre. Estamos longe, nos vemos pouco mas ela sabe o quanto a amo. Quero que tudo de certo na vida dela. O amor vive nas pequenas coisas. As vezes sinto falta e me ponho a pensar. Mas logo tento falar ou ligar e já fico melhor. Minha filha linda, meu seguimento, minha perpetuação para todo sempre. Te amo muito.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

17 horas de trabalho

Ontem foi um dia daqueles. Só quem gosta do que faz aguenta o repuxo. Eram 5 da manhã e eu já na estrada em direção a Nova Hartz para gravar o nascer do sol. Um dia de muito trabalho, muitos lugares para captar imagens e achar os melhores ângulos.

Olha eu e o Ismael depois de caminhar muito contemplando a paisagem de uma cascata muito alta no interior do município. O amor a profissão faz isso com a gente e també nos leva a lugares que nunca pensaríamos em ir.

E o travilling, esse trilho de trem para quem não sabe. O que importa é que a imagem fique boa. O resto é de menos. Ahh!!O que é mais dificil?Carregar e montar toda essa estrutura.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Video turístico

Caros leitores, um video não é fácil de fazer. Estou executando imagens para mostrar as potencialidades turísticas de Nova Hartz, município pertinho de Novo Hamburgo. Pois é, estou gravando vários pontos para depois editarmos todo o material que digo a vocês não é pouco. Nas fotos podem ter uma idéia do que estou falando.
Fotos: Gilmara Zwetsch
O trabalho só sai se tivermos uma equipe boa. E dispensa comentários falar de Nei Bernardes, um produtor executivo de mão cheia, enquanto gravamos, ele no telefone agilizando a próxima cena. Já o Ismael Geiger, nosso diretor, é aquele cara que olha o local e já sabe onde a câmera tem que ficar, busca sempre o profissionalismo e está sempre pronto para dar o melhor.



Olha o praticável que ele me arrumou. Faz parte esse é o diferencial dos profissionais de hoje em dia. Estamos sempre dando o melhor com as dificuldades que a profissão trás. Ele aí na foto comigo olhando para ver se enquadrei direito.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As gauchadas

Como o tempo passa e mudamos os rumos da caminhada. O Feevatchê era um programa de televisão que fez parte de nosso mundo acadêmico. Na foto abaixo,os integrantes que começaram, Glaucius, Daiana e Rodrigo, hoje três jornalistas graduados pela Feevale.

Aprendemos muito e hoje o destino quiz que continuasse-mos juntos aqui na TV Feevale. Nada é por acaso. Gosto muito dos dois e somos amigos dentro e fora da TV. Espero que as gauchadas retornem e que continuemos cultuando a tradição gaúcha.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vencer...

É, o prêmio é consequência de nosso trabalho. Podemos trabalhar uma vida toda e nunca ganhar nada. O que importa é fazer bem feito. Esse cara aí na foto faz, e faz sempre bem feito. Muito já fizemos juntos. Até na Europa tivemos, e ele sempre dando o máximo.
Foto: Diego Soares

Um jornalista de fato a pouco formado mas com um futuro brilhante pela frente. Gosto muito desse cara e admiro o trabalho dele. Quando eu comprar a minha TV ele será o diretor responsável. Parabéns Rodrigo e continua sendo ético e vivendo o jornalismo no sangue.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brasília - Distrito Federal

A algum tempo atrás tive a oportunidade de ir até a capital federal. Fui a trabalho, gravando a história de um Repórter cinematográfico como eu. Foram 5 dias diferentes, estar lá onde as decisões do país são tomadas é simplesmente diferente.

As oportunidades? A profissão dá. Elas são tentadoras, o que importa é estar sempre preparado para mostrar o nosso trabalho. Muitas imagens, um sol de rachar, mas a atenção de sempre tentando mostrar todos os ângulos da capital dos brasileiros.

Vicente da Fonseca era a capital federal, era aquele cara que estava pronto sempre para gravar a pauta onde ela aparecesse. O profissional que entrou na minha vida para nunca mais sair. Que esteja em um lugar maravilhoso registrando nossas vidas lá de cima.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lá e aqui

A correria é uma loucura, estamos respirando festival de cinema de Gramado. Lá em Gramado está nossa equipe executando várias reportagens. Buscando todos os momentos e entrevistando pessoas o tempo todo. Aqui quem ficou finaliza todo o material e divulga no menor espaço de tempo possível. Desde domingo o festival vive em todos nós.

Foto: Lídia Dutra


Na foto Guilherme Bastiani na câmera e Daniela Ramirez entrevistando o diretor homenageado pelo festival. Muita correira e cansaço. Quase 50 pessoas foram entrevistadas até agora e vamos até sábado quando será entregue os kikitos aos vencedores. Parabéns a todos os colaboradores da TV Feevale que estão dando o melhor para trazer aos telespectadores de Novo Hamburgo muita informação sobre o 37º Festival de Cinema de Gramado.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A transmissão ao vivo


Muitas gravações e o profissionalismo de sempre, a câmera proporciona isso, estivemos gravando a Moenda da canção, um momento diferente que faz a gente sentir emoções diferentes. A transmissão ao vivo é interessante porque exige da gente atenção redrobada. A exibição foi na TVE-RS. Há só para constar, a câmera que utilizamos pesava 8 kg, e no final uns 20 kg.

Os colegas Glaucius, Everton e Emanuel. Três dias em Santo Antônio da Patrula, precisamos estar descansados, mais de 5 horas de transmissão por dia. O que vale é a parceria e as muitas risadas. Saudade, momentos que não voltam mais. O interessante sempre é a diversificação e a mudança todos os dias.

domingo, 9 de agosto de 2009

Festival de Cinema de Gramado

Eram 15:00 hs quando eu e o Rodrigo entramos em Gramado. Fomos recebidos pela garoa e a neblina característica da Serra. O festival estava para começar. Muitas luzes e celebridades. A primeira reportagem da tarde foi a coletiva com a atriz Dira Paes, a Norminha de caminhos da Índia. Ela muito simpática e receptiva com todos.

Muita correria para ter a melhor imagem, muitas equipes de jornalistas de TV, Rádio, Jornal, revistas. Muitos mesmo que até atrapalha o andamento das atividades. Na coletiva encontrei meu colega Emanuel Da Ross, da TV Bandeirantes de Porto Alegre, que é bem diferente de outros colegas, claro que ele teve uma escola boa, aprendeu comigo, sou modesto, mas ele mesmo diz isso, em nossas conversas hoje a tarde ficamos discutindo a postura dos colegas em eventos como esse, falta muito para que todos saibam que são profissionais e comportem-se como tal.

É assim amigos, o jornalismo vive um momento diferente, aonde vamos parar? É a pergunta que não quer calar. O que fazer? Vamos começar por nós, o profissionalismo tem que existir nas pequenas coisas.

sábado, 8 de agosto de 2009

Os amigos do peito...

Quando estiver em apuros, quem vem a mente? Aqueles que posso contar até debaixo da água. Pessoas que mostram nas pequenas coisas a grandeza que uma amizade tem. O que importa é isso nessa vida. Precisando estarão lá.
Luciano, Everton e Marcos são esses amigos que dispensam comentários. Aqueles que estarão ali quando eu precisar. É um encaixe perfeito. Somos amigos sim e de longa data. Hoje em dia isso não é fácil, trabalhamos por muito tempo juntos, hoje não todos, mas nos entendemos muito bem e sempre que possível nos encontramos na confraria Satolep. Amigos sempre amigos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uma aventura

Essa faz tempo. Grande Luciano Fechner, hoje na TV Record, fomos cobrir um grande evento de Jipeiros, Travessia do Taim, quem já foi sabe o que estou falando. Um atoleiro só, muita lama e aventura. Imagina eu gravando isso em um frio de renguiar cusco.

Saímos de Pelotas na quinta-feira e retornamos somente no domingo, 600km de muitas imagens e histórias para contar. Nunca esquecerei dos momentos ao lado do Fechner, mesmo distante lembro dele com muito carinho, saudade.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Velejando


Um dia frio de inverno, o guaíba como cenário. Fui gravar uma aula no veleiros do Sul. Saímos perto do meio dia. Navegamos muito com um barco que só funcionava com a ajuda do vento. Experiência maravilhosa, só vento sem motor.

A sensação é dificil de explicar. O barco balançava muito, eu com uma câmera em punho só para variar, tentando gravar e me segurando ao mesmo tempo. Foi dificil mas nunca esquecerei deste dia. A câmera sempre me proporcionando essas coisas, viver e seguir na profissão sempre.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O amor...

Como descrever? Como explicar. Vivemos sempre buscando a felicidade todos os dias. O que mais importa é estar bem e ter aquela pessoa sempre ali quando preciso. Sou grato por te ter a meu lado. A mulher que fica em casa quase todos os finais de semana sozinha esperando meu retorno do trabalho. Faz parte esse sacrifício para podermos aproveitar as vezes. Ela sabe que casou comigo e a câmera junto.

Ela é tudo, é amor, é parceira, é minha vida. Um lindo momento que vivemos em Bento Gonçalves. Saímos sem rumo e aproveitamos muito. O amor é lindo né. Sempre penso que estaremos juntos para sempre. Quero viver e viver muito sempre a teu lado. Te amo Valesca.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Reportagem complicada

Fomos pegos de surpresa quando nos deparamos com crianças pequenas e carentes que esperam a adoção ou o retorno aos seus lares. Eu e a Daniela Ramirez, minha repórter para hoje, estivemos em um abrigo de menores fazendo uma reportagem que aborda as mudanças que foram feitas na lei da adoção de menores.



Fiz muitas imagens, desfocadas é claro para preservarmos a identidade das crianças. Mas não pude deixar de registrar a aglomeração delas em volta da Dani, ela sorridente para com eles, e ao mesmo tempo triste em ver crianças tão lindas ali a espera de um futuro melhor. Nós saímos com vontade de levar todas conosco, não é fácil, só o jornalismo nos proporciona isso.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O retorno...

Voltei, como é bom voltar ao trabalho depois de algum tempo para refletir e buscar novas alternativas de ser melhor. O amor a profissão faz isso comigo, estou disposto a inovar sempre e isso faz bem. Hoje cheguei na TV na hora de sempre e saí, eu e Caroline Richter, minha repórter para hoje. Entramos no carro, ela estudando as perguntas que deveria fazer ao diretor executivo da Abicalçados Heitor Klein, eu montando o equipamento para gravarmos a entrevista.


Fomos recebidos pela assessoria de comunicação da Abicalçados que dispensa comentários. Muita atenção nos foi dada até a chegada do seu Heitor que respondeu todas as perguntas da melhor forma possível. Pois é, no meu trabalho estarei todos os dias em lugares diferentes com pessoas diferentes. O mais importante é estar pronto sempre.

domingo, 2 de agosto de 2009

A debutante

Sai de casa as 16:00 hs de um dia frio, 1º de Agosto de 2009, pois é, fui ao trabalho. Como de costume, estava na hora marcada pelo Nei em Taquara, uma cidade de gente simples, pacata e "tranquila", se é que existe lugar assim nos tempos de hoje. Cheguei no Clube 5 de Maio direto para gravar a decoração do aniversário de 15 anos da Bruna. Uma menina tímida, mas pronta para fazer tudo que nossa equipe pedia.


Muito trabalho, decoração bonita, comida excelente. Todos que estiveram lá se divertiram até as 5 da manhã. Nós trabalhamos muito, o máximo como sempre. A equipe Beth Esquinatti mostrou mais uma vez que está focada em mostrar a felicidade de seus clientes e deixá-los satisfeitos. Ah! as fotos podem ser conferidas no site www.beth.fot.br