sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Jeferson kickhofel - Repórter cinematográfico

Seguindo a série dos cinegrafistas é a vez de um grande cara. Dispensa comentários, um dos melhores profissionais da imagem que conheci. Ele é responsável por ter me dado um dos melhores ensinamentos que um iniciante precisa, gostar do que faz.
Quando começamos é dificil porque poucos querem nos ajudar e dar aquela dica que pode fazer a diferença na hora da execução do trabalho. Ele sempre me dava dicas e também criticava quando via que algo não estava certo. Com 22 anos de profissão a câmera, para Jeferson é: um instrumento de trabalho e assim como a visão e audição ela faz parte do meu corpo como um orgão, com ela enxergo as coisas com mais poesia e com visão mais crítica e real .
Reportagens foram várias de grande expressão mas três marcaram muito. O menino drogado que arrenbentou a cela na casa da mãe. A história dos quadrupedes de Canguçú e a viagem que rendeu um JH da maior praia do mundo fui do cassino até Chui pela beira da praia foram 12 horas de viagem pegando cada detalhe que aparecia, Luciano Fechner foi o repórter.
O cara gosta muito de matéria de meio ambiente. Morte, tem pavor de gravar. Jeferson destaca que de um tempo pra cá nós Cinegrafistas é que ficamos mais valorizados em outros tempos era apenas mais um. Ele é casado e tem 2 filhos o João Guilherme e o Caetano. A chegada da tv digital vai ser uma transformação muito grande no meio da comunicação afirma Jeferson. O cinegrafista é um diferencial muito importante na reportagem, mesma importância do repórter, pois a matéria tem que ser feita em plena sintonia de ambas as partes para termos imagens que se encacham no texto. Jeferson vive o telejornalismo nos pequenos detalhes, imagens impressionantes e muito comprometimento. Parabéns a esse grande profissional da imagem.

2 comentários:

  1. O Kiko, ele não gosta desse apelido, é sensacional. Um grande profissional, um excelente ser humano. Tenho muita saudade desse cara. Justa homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Saudade do kickhofel. Fomos colegas em 1988 na RBS TV, em Pelotas. Naquele tempo, quando ele começava na "função" já demonstrava talento.
    Lizemara Prates

    ResponderExcluir